Carregamento Corrente Alternada (AC)
É o modo de carregamento mais comum, podendo ser feito através de uma tomada doméstica, em casa ou no local de trabalho.
O tempo de carga é lento - poderá variar entre as 6 e as 12 horas -, por isso, é utilizado, habitualmente, durante ou períodos de pausa noturnos ou no decurso da imobilização durante expediente laboral dos utilizadores. E é mais lento porquê? Porque todas as baterias são alimentadas com corrente contínua (DC), logo, a energia que chega em modo de corrente alternada (AC) tem que passar pelo conversor de corrente existente no veículo.
Este método de carga é significativamente mais económico que do que o carregamento rápido – corrente DC – e, de acordo com a generalidade dos estudos, ajuda preservar a vida útil da bateria.
Carregamento Corrente Contínua (DC)
Instalado na generalidade dos postos de carregamento das autoestradas ou outros postos públicos rápidos, é a solução ideal para quem não pode perder muito tempo. O período de carregamento varia mediante as especificações de cada modelo, mas a média é de 30 minutos, para um índice de carga de 80%.
Neste caso, o próprio carregador já possui um conversor de corrente, "injetando” a carga diretamente na bateria, sem necessitar de passar pelo conversor do automóvel.
Como "não há bela sem senão”, a tarifa a pagar pelo carregamento expresso é significativamente mais elevada e pode mesmo variar mediante os horários. O recurso frequente a este método de carregamento pode encurtar o período de vida útil da bateria.
Em resumo, sempre que possível deveremos recorrer ao método de carregamento convencional, mais lento, mas mais barato. Contudo, se necessitarmos de proceder a um carregamento rápido, durante uma viagem mais longa, aí sim, teremos que gerir o custo-benefício e recorrer a um carregamento rápido, para depressa podermos voltar à estrada.
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